O leitor atento fica admirado diante de tudo que Davi foi capaz de realizar ao longo da vida. O texto mostra-nos que Davi, a exemplo de Moisés (Sl 90), estava impressionado com a brevidade da vida e a importância de administrar o tempo com sabedoria. Porém, é mais fácil falar do que fazer.
Peter Drucker sugere três coisas que podem ajudar o líder muito ocupado a lidar com o tempo: "Executivos eficientes [...] não começam pela tarefa. Eles começam pelo seu tempo. Começam analisando para onde estão direcionando efetivamente o tempo deles. Então procuram administrá-lo e eliminar as coisas não produtivas que tomam seu tempo. Finalmente, consolidam o tempo sobre o qual têm controle em períodos ininterruptos o mais longos possível". Drucker chama o segundo passo "administração do tempo".
Depois de listar as atividades às quais devemos dedicar nosso tempo (passo 1), ele sugere que façamos três perguntas a respeito de cada uma dessas atividades, a fim de minimizar o tempo que desperdiçamos: "O que aconteceria se essa tarefa não fosse realizada?'. Se a resposta for: 'Nada aconteceria', então a conclusão óbvia é interromper o trabalho. 'Qual das atividades de minha agenda pode ser feita por outra pessoa, de forma igualmente eficiente ou melhor?' 'Entre as coisas que faço, quais as que desperdiçam meu tempo e não contribuem para minha eficiência?'".*
Drucker conclui o capítulo sobre o tempo com este pensamento: "Conhece-te a ti mesmo", a velha receita para a sabedoria, quase impossível de ser seguida pelos mortais. Mas podemos tentar colocar em prática este conselho: "Conhece teu tempo". Com isso, colocamo-nos no caminho da eficiência e contribuímos para o todo de um empreendimento.
(Bíblia do Executivo)
Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes
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