GÊNESIS 39
José (o do Egito) por falar de modo impulsivo, sofreu grandes retaliações. Sobretudo da sua casa e sangue. Tudo para que se cumprisse o plano divino de libertar e cuidar do povo de Israel. Contudo, José pagou um preço alto para se tornar o salvador do seu povo. Posso dizer que seu coração foi provado duramente. Munido de humildade, paciência e excelência cumpriu seu propósito áureo.
· Digo humildade, pois após todos os acontecimentos que culminaram na sua governança, teve a oportunidade de fazer justiça após identificar seus irmãos. Contudo, não o fez. Mas os abençoou. Humildade, muita humildade.
· Paciência pois no fundo apenas José sabia do que havia sido reservado para ele. Não tinha como explicar, mas ele sabia. Para tanto, não seria sensato pecar gravemente com a pessoa q serviria, por intermédio de Deus, o seu abençoador – no caso de Potifar. Apesar de tudo o que lhe ocorrera, continuou firme em Deus.
· Excelência. Essa é uma palavra que muito me identifico. Ninguém consegue algo relevante sem esforço. Não existe grandes talentos sem grandes esforços. Tudo o que José fazia ele fazia bem feito, a ponto de em pouco tempo conquistar a confiança dos em sua volta. Prova disso foi na casa de Potifar, posteriormente do Carcereiro na prisão e, finalmente, do Faraó.
O ensino que preciso levar é que preciso aprender a subjugar meus desejos e circunstãncias de modo a se adaptar no meu chamado. Não importa o custo, o que realmente difere dos medríocres é a capacidade em se entregar em prol de uma causa. Essa causa certamente é sempre maior que meu potencial. E é isso que vale a pena. Isso tudo foi impresso na história de José. Digo impresso pois tal capacidade está imortalizada nos céus e na terra. Não há dúvida que cada esforço valeu a pena. O Deus que providenciou tal vitória também está disposto a fazer isso por mim. E eu, também estou? E vc?
0 comentários:
Postar um comentário