Canoagem no Rio Marrecas

No Sudoeste do Paraná há inúmeros rios onde se pode curtir descidas alucinantes. Nos próximos dias, mostraremos algumas delas. Os esportes radicais nesta região são limitados mas não extintos. O Rio Marrecas possui correnteza ideal para se iniciar o esporte. Agora nesses dias de chuvas torna o rio ainda melhor.

Saiba Mais

Pesca de Caiaque

Ideal para quem quer dar uma escapadinha rápida e no fim de semana aproveitar o caiaque e pegar umas corredeiras nos rios da região. A pesca em caiaque veio dos Estados Unidos e cada vez mais pessoas estão descobrindo mais essa modalidade de pescaria.

Saiba Mais

Contra a correnteza

Somos a contra-cultura, vamos contra a maré. Agradecimento, louvor e adoração pertence a Deus que criou todas as coisas, e pelas quais aproveitamos em todo nosso potencial. Radicalizar é ir contra a correnteza, é ser diferente, é ousar, ser corajoso e confiar. Nem todos o fazem, nem todos o farão, mas todos um dia o verão e se prostrarão. Para essa reverência é preciso ser radical.

Saiba Mais

A Guerra dos Mundos

Divirta-se com as mais diversas histórias entre o bem e o mal; o céu e o inferno. De maneira criativa e em forma de gibi, o bem e o mal se apresentam constantemente nas situações mais diversas do nosso dia-a-dia ou em fatos que já aconteceram. Inteligente, ousado e criativo. Cuidado essa guerra pode chegar até você. Leia diariamente e saiba como se protejer.

Saiba Mais

Democratizando o Evangelho

Assista filmes que contam histórias de vida cativantes. Mensagens que demonstram que todo o problema existe uma solução. Mensagens de conquistas e vitórias diante das mais diversas situações. É o poder de Deus em ação. Deus dá de graça e de graça repassamos. É a democratização do poder de Deus.

Saiba Mais

quinta-feira, abril 28, 2011

Esportes Radicais no Sudoeste do Paraná



A prática de esportes radicais no Sudoeste do Paraná são limitadas. Se pensarmos em algo abundante na região e como aproveitar esse potencial, deveria ser algo executado nas plantações de soja e milho. Deixando as brincadeiras de lado, temos sim alguns esportes que podem ser praticados em nossa região. Canyoning, canoagem, trekking, trinhas off-road, escalada em rocha e rapel. Nos próximos posts irei esclarecer alguns deles praticado por mim e outros chegados.
  • Canyoning
Arte de descer cachoeiras ancorado a cordas, em outras palavras, rapelar dentro das quedas d'agua. Em Coronel Vivida existem ótimos lugares para essa prática. Mangueirinha e no Oeste de Santa Catarina também tem. No verão é muito loko essa prática.
  • Escalada em Rocha
Devido a formação rochosa em nossa região, essa técnica possui pouquíssimos lugares naturais. Temos um local reservado que utilizávamos em Coronel Vivida. É importante frizar que não considero antigas pedreiras pois pelas explosões, o basalto se torna quebradiço e perigoso para a prática da escalada. Devendo ser praticado em rochas naturais sem a presença de explosões que possam danificar a pedra e a brincadeira. Ainda tem alguns lugares em Mangueirinha, mas de difícil acesso e margeiam o a Reserva Indígena.
  • Rapel
Conforme o dito acima, Coronel Vivida é talvez o melhor lugar na região para a prática pois existem inúmeras cachoeiras. Outro possível lugar para a prática é a ponte sobre o Rio Forquilha entre Vitorino e Renascença. Possui mais de 35m de altura. Além de favorecer a descida negativa, é possível aplicar técnicas diferentes de descida. Tendo ainda o fator da trepidação quando passam carretas que dá umas adrenas diferentes. Certa ocasiäo a polícia rodoviária parou e quiz embaçar nossa descida dizendo que deveria ter autorização do Dnit. Mas nunca pegamos nem fomos atrás disso. Na ponte existe muito tráfego, por isso, deve-se ficar atento.
Outro lugar para a prática é prédios em obras. Fizemos isso em Pato Branco, mas é meio sem graça. Mas é possível pela facilidade de pontos de ancoragem.

  • Canoagem
Havia uns anos atrás um grupo de 8 pessoas que praticavam esse esporte. Sei que desceram o Rio Pato Branco tem quase toda extensão até chegar no Rio Chopim. Em nossa região acho que esse esporte pode ter muito futuro, pois temos diversos rios com correntezas desconcertantes para todos os níveis. O Rio Marrecas em Francisco Beltrão é uma ótima opção.
  • Off-roads
Ainda existem os grupos compostos por jipes e motos que rasgam nosso interior desbravando toda sorte de poços de lama; porém desconheço sobre o assunto pois nunca fiz ou sequer participei.
  • Bike
Incluindo aqui tem também uma galera de Pato Branco que tem usado a bicicleta para explorar o interior com bastante adrenalina.
  • Paraquedismo
Esporte bem difundido na região. Possui varios grupos regionais com grande renome nacional.
  • Paintball
E para finalizar, ainda tem uma galera de Dois vizinhos que joga paintball. Mas isso tudo fica para as próximas.

Todos os esportes acima são praticáveis em nossa região, claro que aqui não é nenhum local ideal com grandes formações naturais ideiais para a prática. A ideia aqui é divulgar o esporte na região e ao mesmo tempo tornar conhecido os esportes para a galera interessada.